Pra quem é a favor de uma vida mais sustentável, a hora de ligar a máquina de lavar é um tormento. Basta ver toda a espuma, produtos químicos e litros e mais litros de água rodando para que comece a bater aquela dor na consciência.
De fato, boa parte dos casos de contaminação da água são causados por resíduos químicos e dejetos provenientes do uso doméstico, entre eles, nosso sabão em pó e amaciante diário.
Mas saiba que é possível minimizar o impacto da sua máquina de lavar. E uma das soluções é bem pequena, de uns 6cm de diâmetro. Trata-se das laundry balls, as bolinhas de lavar, que ainda não são muito comuns aqui no Brasil, mas já fazem bastante sucesso lá fora.
O segredo das bolinhas, que podem ser adquiridas pela internet ou em algumas lojas especializadas, é a transformação do processo químico de retirada da sujeira (utilizado pelos detergentes e seus similares) em um processo físico.
A bolinha “mágica” é composta, em seu interior, de pequenas partículas de cerâmica derivada de vários minerais e alguns ímãs, que elevam o pH da água e se tornam capazes de eliminar germes e bactérias. Aliada ao movimento da própria máquina de lavar, a bolinha possui um efeito físico que acaba por desgrudar a sujeira e a gordura da roupa, que vai embora junto da água. Assim, seria possível fazer lavagens completas sem uma gota de produtos químicos, um sonho para todo eco-cidadão.
O uso é bem simples: basta jogar a roupa na máquina com a bolinha junto, deixar de molho e relaxar. Os benefícios podem, inclusive, ir bem além da sustentabilidade e parar no seu bolso. Além de economizar com a compra de sabão, amaciante e alvejante, as roupas duram mais por não serem tratadas com química.
A eficácia do produto ainda está sendo bastante discutida, já que não existem estudos conclusivos sobre o tema. Fica a cargo do consumidor mesmo. Mas, quem usa não costuma se decepcionar. Pelo relato de amigos que já utilizaram as tais bolinhas de lavar, a roupa sai realmente bem limpinha. Claro que, sem sabão, as peças não vão sair com aquele “perfume de limpeza”, ficando apenas sem cheiro nenhum (o que pode ser ótimo para quem tem alérgicos em casa). Para os que não abrem mão do cheirinho, porém, a dica é separar a roupa e lavar com a bolinha apenas aqueles itens em que não precisamos nos preocupar muito com o aroma, como meias, paninhos de prato e tapetes. De qualquer forma, você estará minimizando o impacto das suas lavagens.
Só uma dica: como algumas pessoas descobrem depois, não é nem um pouco aconselhável juntar sabão em pó e a bolinha na mesma lavagem, a não ser que você queira obter umas manchas bem legais nas suas roupas…
domingo, 7 de dezembro de 2014
Assinar:
Postar comentários
(
Atom
)
Postar um comentário