segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

PORQUE SENTIMOS ARREPIO?

Sabe aquele arrepio que sobe quando uma música te toca profundamente? E o arrepio de medo, ele deixa todos os nossos pelos eriçados! Temos também o arrepio de amor, quando ganhamos aquele beijinho gostoso na orelha! Mas que ligação existe entre todos esses tipos de arrepio, e melhor, porque nós esboçamos essa curiosa reação?
Como todos nós sabemos, o ato de arrepiar é uma reação do nosso próprio organismo. Ele não acontece por acaso e muito menos sem razão. Mas será que o arrepio é apenas uma reação involuntária de nosso corpo? Ou será que ele possui uma função real?

Arrepio

Você vai se surpreender quando souber para que o arrepio serve! Assim como nos cães e gatos, o arrepiar serve basicamente para deixar os pelos eriçados.
arrepio
Quando isso ocorre o corpo como que se protege das baixas temperaturas, pois os pelos trazem uma camada quente de ar para a nossa pele.
Cientistas afirmam que atualmente essa utilidade dos arrepios é praticamente insignificante. Antigamente, quando o homem tinha mais pelos essa reação poderia até servir de alguma coisa, mas atualmente o ar quente que ele proporciona quase que nem trás benefícios.

Arrepios de amor

No amor a mesma sensação acontece! Quando recebemos aquele beijinho inesperado é muito comum que o arrepio involuntariamente dê o ar da graça, essa sensação acontece através do mesmo princípio mencionado acima. Nossos sistemas podem reagir de forma igual diante de situações diferentes. Mas sabia que esses não são os únicos tipos de arrepios?!
arrepio com barulhos
Os arrepios que acontecem por causa de determinados sons também pode ser explicado. Assim como os animais, nós também temos instinto.

Arrepios por sons

Nós sentimos arrepios ao ouvir determinados sons porque o nosso corpo está tentando nos alertar sobre alguma situação de perigo. Sons tais como o do giz na lousa também pode nos causar arrepio, mas nesse caso isso tem haver com os instintos aguçados de cada pessoa.
A verdade é que não é possível prever quando os arrepios virão e por que ele vira, mas ainda assim ele continua sendo uma das sensações mais interessantes do corpo humano!

Postar um comentário